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Estudantes do RS poderão passar de ano com até quatro reprovações em 2025

Essas mudanças visam modernizar o ensino e torná-lo mais inclusivo e eficaz, adaptando-se às demandas contemporâneas.

02/01/2025 às 06h43
Por: Erica Lima Fonte: Fernando Kopper
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Estudantes do RS poderão passar de ano com até quatro reprovações em 2025

A partir do ano letivo de 2025, alunos da rede estadual do Rio Grande do Sul que reprovarem em até duas áreas de conhecimento e em até dois componentes curriculares por área – totalizando quatro matérias – poderão avançar de ano.

A medida está prevista em uma portaria da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) publicada na última segunda-feira (30/12/24) e prevê a chamada progressão parcial, que permitirá estudos complementares no ano seguinte nas disciplinas em que o estudante não atingir a média 6.

O instrumento possibilitará que alunos com dificuldades em matérias como Língua Portuguesa e Literatura, na área de Linguagens e suas Tecnologias, e Física e Química, em Ciências da Natureza, sigam para a série seguinte com dependência nessas disciplinas. Contudo, reprovações em mais de duas disciplinas de uma mesma área resultarão na retenção do aluno.

De acordo com a Seduc, a medida busca reduzir os altos índices de reprovação na rede estadual, que, no Ensino Médio, atinge 62,3% por até três disciplinas.

A pasta destaca que muitas reprovações contribuem para o abandono escolar, e que a progressão parcial representa uma chance de continuidade nos estudos.

A progressão parcial será oferecida, preferencialmente, no primeiro trimestre do ano letivo seguinte e não se aplicará a disciplinas eletivas, de aprofundamento curricular ou parte diversificada do Ensino Médio.

A portaria também estabelece que estudantes aprovados por meio da progressão parcial terão esse status reconhecido em caso de transferência para outra escola.

Da mesma forma, alunos reprovados em instituições sem o recurso poderão ser promovidos se ingressarem em escolas que adotem a prática.

A Seduc reforça que o objetivo da medida é mitigar os impactos da repetência, incentivando a permanência dos estudantes na escola e contribuindo para a redução da evasão escolar.

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