A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta segunda-feira (23/12), a segunda fase da Operação Overclean que cumpre 10 mandados de busca e apreensão e 4 mandados de prisão preventiva com alvos em Brasília (DF), Savador, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista, na Bahia.
Entre os detidos na nova fase da operação estão Vidigal Cafezeiro (Republicanos), vice-prefeito de Lauro de Freitas, Lucas Moreira Martins Dias, secretário de Mobilidade Urbana de Vitória da Conquista, Carlos André de Brito Coelho, servidor da Secretária de Educação de Salvador, e o policial federal Rogério Magno Almeida Medeiros. Além disso, houve o afastamento de Lara Betânia Lélis Oliveira, servidora da Prefeitura de Vitória da Conquista.
A Overclean apura desvio de cerca R$ 1,4 bilhão a partir de emendas parlamentares.
Os alvos são agentes públicos que estariam envolvidos em esquema coordenado pelo empresário Mauro Moura. Na primeira fase, a operação prendeu mais de 15 pessoas.
Segundo a Receita Federal, a organização criminosa usava um esquema estruturado para direcionar recursos públicos de emendas parlamentares e convênios para empresas e indivíduos ligados a administrações municipais.
O desvio ocorria por meio de contratos superfaturados firmados com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Os crimes apurados incluem corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos e lavagem de dinheiro.
Fonte: Metro1
Mín. 22° Máx. 32°